Tenho pensado muito sobre como nos relacionamos com a informação, com a verdade e o que nos convencemos de que é certo acreditar. Nesse limbo mora um grande perigo, o de vivermos algo irreal e achar que tudo bem, é assim mesmo.
Como o autor e pesquisador britânico Rupert Sheldrake bem escreve: “as coisas começam como frescas, novas, ideias surpreendentes, que através da repetição e sendo ensinadas em escolas e universidades se tornam cada vez mais habituais até que se transformam em presunções inconscientes, as quais as pessoas dificilmente estão cientes de que estão fazendo” (tradução livre). É como se o tempo transformasse simples opiniões em verdades absolutas inquestionáveis.
Desde garoto eu assistia muitos filmes comerciais convencionais, porque era lindo ficar por duas horas dentro de uma realidade paralela e poder esquecer a vida. Em determinado momento comecei a perceber que os filmes não me faziam exatamente bem, porque, além de beirarem a incoerência muitas vezes, não condiziam com o que construí como crença e princípios ao longo da vida.
Por exemplo, se tornou estranho eu achar, naquele momento sentado hipnotizado na frente da televisão, prazeroso ver que o moço bonzinho matou o malzinho por vingança… Também ficou esquisito ver, comumente, atores usando drogas e fumando cigarro em toda aquela cena atraente, se a primeira é ilegal e o segundo faz mal.
Acredito que a arte da indústria do cinema tem um papel fundamental na sociedade, então não é que tenha que ser um centro educacional global, mas que, pelo menos, saibam da responsabilidade sobre o que comunicam e da cautela necessária pra não deseducar. Mais importante, todos nós precisamos da consciência para ponderar o que assistimos. Grande parte desses filmes passa na televisão aberta, pois nem os meios de comunicação fazem esse filtro, e ficam online, pois a internet pode ser uma terra sem identidade. Então como fica a cabeça das crianças?
Eu assisti Narcos que, baseado em fatos reais, conta como a cocaína se propagou pros EUA através dos narcotraficantes na Colômbia desde o fim da década de 70, porque eu queria entender como a droga e a violência fizeram pessoas tão ricas e poderosas. O mais impactante foi que em certo ponto, apesar do terrorismo explícito, eu me peguei automaticamente torcendo pelo chefe de um dos cartéis. A afinidade se conecta com o carisma do ator, mas caramba, o que é isso??? Estou louco? Aí está o ponto, nossa mente é totalmente manipulável e precisamos estar em alerta.
Bom, desde que percebi isso passei a ver muito mais documentários (ainda fujo pros filmes irreais ocasionalmente, na esperança de uma crítica construtiva) e a “Nóia” organizadora me fez organizar todos com nome, links, breve sinopse e subgrupos. Foi difícil ordenar, mas dá pra se achar bem. Pra ser justo, tem que ir até os últimos da lista hein.
São 111 títulos, então dá pra ver um por fim de semana por dois anos! Ainda não assisti a todos, mas se considerei é porque tive uma boa recomendação. Acredito que todos provocam uma reflexão impressionante, então tire tempo pra digestão mental.
Não parei pra pesquisar quais permitem ou não visualização grátis, então me desculpo de antemão se isso fere os direitos autorais de qualquer produtora. Também peço a compreensão, pois meu objetivo é agradecer e compartilhar o trabalho maravilhoso que cada pessoa participante de todos esses documentários dedicou pra realizá-los.
Os links de cada título variam, alguns são do site do documentário, outros do trailer, outros dele por completo. Priorizei os com legenda em português, mas nem todos têm. Alguns links podem dar erro, porque com o tempo podem ser retirados do site. Para quase todos que não estão disponíveis online, é possível comprar no próprio site, itunes store, no youtube (que já tem formas de comprar) ou em outros sites. Alguns estão no netflix.
Se tiver algum pra recomendar que não está aqui, por favor comente ou envie por email.
Fique a vontade pra compartilhar e recomendo muito esse novo hábito!
Divirta-se e bons aprendizados!
Humanidade, Globalização e Informação
1. Collapse (Colapso)
Michael Ruppert era um americano, um jornalista independente que analisa o mercado e prevês quedas baseando-se em fatos que acontecem todos os dias. Ele irá falar da sua vida e da crise que irá acontecer num futuro próximo.
2. The Age of Stupid (A Era da Estupidez)
https://www.youtube.com/watch?v=JIz4mBDWRis&feature=player_embedded (trailer)
O filme se passa em 2055 e conta uma história que mistura elementos de ficção, animações ilustrativas e realidade. Em um grande arquivo isolado no Ártico está guardado todo o conhecimento produzido pela humanidade. O arquivista que conduz a narrativa do filme, interpretado por Pete Postlethwaite, questiona nossa capacidade de ação. Nos dias de hoje, a trama mostra histórias paralelas – e reais – sobre a indústria de combustíveis fósseis, desperdício, pobreza, crianças que convivem com as guerras no Oriente Médio e derretimento de geleiras.
3. THRIVE: What On Earth Will It Take? [Prosperar: O Que será necessário na Terra?]
Um documentário não convencional que levanta o véu sobre o que realmente está acontecendo em nosso mundo – descobrindo a consolidação mundial do poder em quase todos os aspectos de nossas vidas. Tecendo avanços na consciência, ciência e ativismo, Thrive oferece soluções reais, capacitando-nos com estratégias inéditas e ousadas para a recuperação de nossas vidas e nosso futuro.
4. 2012 Time for Change (2012 Tempo de Mudança)
Apresenta uma visão otimista e alternativa para o apocalítico ano de 2012. Dirigido por João Amorim, o filme acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller “2012: The Return of Quetzalcoatl”, em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico. Segundo o povo maia, o ano de 2012 marcaria o nascimento de uma cultura de regeneração do planeta, onde a colaboração substitui a competição, onde a exploração da psique e do espírito torna-se o novo conceito da era, substituindo o materialismo estéril que tem conduzido o mundo que todos conhecem hoje.
5. The Fourth World War (A Quarta Guerra Mundial)
Documentário quase poético sobre um dos temas mais importantes do planeta: A luta mundial contra a opressão do neoliberalismo. A regra do empobrecimento de uma população é quase sempre a mesma: Emprestar dinheiro do FMI, cumprir seus ajustes estruturais, privatizar todos os setores que possam gerar lucros, seguir as regras liberais da OMC. Com isso sempre vem a miséria e daí o descontentamento. Para combater tanta gente descontente que sai às ruas, usa-se a polícia e o exército, para que o Estado que as corporações querem, não se transforme no Estado que as pessoas querem. A Quarta Guerra Mundial hoje é travada em todos os cantos do mundo. De um lado os povos e do outro os governos dos países que se ajoelharam ante as exigências das grandes corporações.
6. Fahrenheit 9/11 (Fahrenheit 11 de Setembro)
O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.
7. Bowling for Columbine (Tiros em Columbine)
Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.
8. The End of Suburbia (O Fim dos Subúrbios)
Sobre o esgotamento do petróleo e o destino da sociedade industrial. Com brutal honestidade e um toque de ironia, explora o modo de vida americano e suas perspectivas ao aproximar-se de uma era crítica para o planeta, com a demanda de combustíveis fósseis a começar a ultrapassar a capacidade de fornecimento. Alguns cientistas e políticos debatem neste documentário o Pico Mundial do Petróleo e o inevitável declínio dos combustíveis fósseis que já se está a abater sobre nós.
9. Zeitgeist 1 – The Movie (Zeitgeist 1 – O Filme)
Zeitgeist, é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, aborda temas como Cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve).
10. Zeitgeist 2 – Addendum (Zeitgeist 2 – Termo Aditivo)
Como continuação do primeiro filme Zeitgeist, Addendum trata de temas como a globalização, a manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus como solução para o problema.
11. Zeitgeist 3 – Final Moving Forward – (Zeitgeist 3 – Avanço final)
O terceiro filme da série Zeitgeist. Além de revisitar os temas debatidos nos primeiros filmes, visa tratar do ser humano com uma visão evolutiva, biológica e social mais apuradas, passando pela a forma como somos moldados pela mídia diariamente para termos comportamentos nocivos que não nos pertencem originalmente. Como o processo é muito sutil e direcionado, muitas vezes não nos damos conta de como podemos deixar de ser nós mesmos sem perceber e ainda contribuir negativamente para o bolo social, dependente de relacionamentos interpessoais para se sustentar.
12. The Venus Project – Paradise or Oblivion (O Projeto Venus – Paraíso ou Esquecimento)
Jacques Fresco, engenheiro, futurista, futurólogo, idealista, cientista social e humano, nas horas vagas, é o fundador desse projeto, que visa melhorar a qualidade de vida no futuro e combater todos esses problemas. É apresentado por alto os objetivos e as propostas deste projeto que procura melhorar o mundo de uma forma radical. A ideia não é perfeita e tem as suas falhas, pelo menos por agora, mas é melhor do que temos agora.
13. The Venus Project – Future By Design (O Projeto Venus – Futuro por Design)
Tem como objetivo nada menos que redesenhar o futuro e mostrar uma nova direção para a nossa cultura. Muitos se preocupam hoje com problemas que assombram nova sociedade: desemprego, violência, crime, substituição dos homens pela tecnologia, alta densidade demográfica e desequilíbrio do meio-ambiente.
Economia e Dinheiro
14. Capitalism, a love story (Capitalismo, Uma História de Amor)
Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos.
15. The Super Rich and US (Os Super Ricos e Nós) – BBC, 2 episódios
Grã Bretanha tem mais bilionários per capita que qualquer outro lugar, ainda assim é a nação mais desigual na Europa. Nessa série de duas parte, Jacques Peretti investiga como os super ricos estão transformando o país.
16. Park Avenue: Money, Power and American Dream – Why poverty? [Dinheiro, Poder e o Sonho Americano – Porque Pobreza?]
Os apartamentos mais luxuosos de Manhattan e seus interiores palacianos, enquanto dois quilômetros ao norte as perspectivas de vida não são tão boas para aqueles que estão presos na base da pirâmide americana. Alex Gibney examina a desigualdade que, em duas décadas, aumentou consideravelmente e muitos sentem que o antigo ideal de que esse é o país das oportunidades, está morrendo. Mas, como isso aconteceu? Quem são os novos ricos e os novos pobres?
17. Money & Life (Dinheiro & Vida)
Um ensaio apaixonado e inspirador que traz uma pergunta provocativa: podemos ver a crise económica não como um desastre, mas como uma tremenda oportunidade? Esta odisseia cinematográfica conecta os pontos em sofrimentos econômicos atuais e oferece uma nova história do dinheiro baseado em um paradigma emergente de bem-estar planetário que compreende toda a vida como profundamente interligada.
18. The Money Fix [O Dinheiro resolve]
Explora a relação da nossa sociedade com o todo-poderoso dólar. Documenta três tipos de sistemas monetários alternativos, os quais ajudam a resolver problemas econômicos para as comunidades em que operam. Ele examina padrões econômicos tanto no universo humano como na Natureza e, através desta lente aprendemos como podemos nos fortalecer se redesenharmos essa a força motriz da economia no nível da comunidade.
19. Money as Debt [Dinheiro como dívida]
Explica de forma didática o sistema monetários utilizado pelos bancos. Demonstra visualmente o processo da criação de dinheiro por corporações privadas (bancos), ilustrando o contexto histórico deste sistema e alertando sobre a insustentabilidade desse sistema.
20. In Debt We Trust [No débito nós confiamos]
Dívida é como uma doença que pode permitir-nos viver uma vida feliz e normal, assumindo o controle das nossas vidas. A maioria de nós nem sequer sabe como acabamos na situação em que estamos. Comprar tudo o que temos com crédito tornou-se a nossa cultura. Mas não deixe que a dívida controle a sua vida mais.
21. The Phenomenon of Money and Human Psychology [O Fenômeno do dinheiro e a psicologia humana]
Biologia aponta para o fato de que somos autômatos emocionais. A escola racionalista do pensamento econômico está em negação sobre isso, provavelmente porque estão defendendo o que foi assumido como correto por muito mais tempo. Estes experts colocam tempo e energia nessa escola de pensamento e não estão prestes a mudar de opinião tão cedo. Não somos calculadoras em um mundo não-emocional.
22. Inside Job – The Biggest Bank Heist Ever (Trabalho Interno – O maior assalto a banco)
Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.
23. Requiem For The American Dream – Noam Chomsky (Réquiem para o sonho americano – Noam Chomsky)
Noam Chomsky apresenta sua visão de como a riqueza e a influência se concentraram nas mãos de poucos nos Estados Unidos.
24. Living on one dollar (Vivendo com um dólar)
Segue a jornada de quatro amigos que partiram para viver com apenas US$1 por dia durante dois meses na Guatemala rural. Eles lutam contra a fome, parasitas, e estresse financeiro ao extremo como eles tentam sobreviver a vida no limite. Enquanto os amigos aprendem rapidamente que não há respostas fáceis, a generosidade e força de Rosa, uma mulher de 20 anos de idade, e Chino, um garoto de 12 anos, dar-lhes esperança que existem formas eficazes de fazer a diferença.
25. Living without money (Vivendo sem dinheiro)
Mostra a incrível história de Heidemarie Schwermer, uma ex-professora e psicoterapeuta alemã, que um belo dia decidiu parar de usar o dinheiro e viver uma vida baseada na troca de favores.
Empresas e Consumo
26. The Economics of Happiness (A Economia da Felicidade)
Aborda como a globalização afeta nossas vidas e como nós enquanto sociedade podemos nos mobilizar para procurar ações que favoreçam a felicidade e o desenvolvimento pleno da capacidade das pessoas.
27. The Men Who Made Us Spend (O Homem que nos fez gastar) – BBC, 3 episódios
Conta sobre como a criação da necessidade do consumo foi criada, com personagens e fatos da história recente.
28. The Human Footprint (A Pegada Humana)
Mostra o que consumimos e produzimos durante os quase três biliões de segundos que em média passamos na Terra! Utilizando arte e ciência este fantástico documentário mostra que quantidade de comida e bebida consumimos durante toda a nossa vida, quantas lágrimas choramos, quanto tempo em média gastamos em viagens, em compras, em amor, ou simplesmente esperdiçamos.
29. The FairTrade Movie (Fair Trade: O Filme)
Conta a história de Tamara Johnston, que devastado pela trágica morte de seu noivo, faz um trato com Deus em troca de uma vida significativa para começar um dos primeiros comércios justos numa empresa de cuidados para pele. Uma viagem à África lhe permite visitar cooperativas das quais comprava sua manteiga orgânica de karité. Lá, ela encontra uma resposta surpreendente ao que é exigido dela em troca de uma vida sustentável.
30. The Story of Stuff (A História das Coisas)
A História das Coisas já foi visto por mais de 7 milhões de pessoas, em 200 países. O projeto é resultado de mais de 10 anos de pesquisa sobre sistemas de produção de bens de consumo feita pela ativista ambiental Annie Leonard. Ela viajou por cerca de 40 países para entender a nossa lógica de consumo, que vai desde a extração de matérias-primas até o descarte. Annie se disse motivada a entender “um sistema baseado na destruição dos recursos naturais e na geração de lixo” e, no vídeo, passa as informações de forma bastante didática.
31. The Story of Solutions (A História das Soluções)
Questiona o enorme esforço que as empresas empregam para se criar novos produtos, enquanto problemas muito mais urgentes do planeta são deixados de lado.
32. The Light Bulb Conspiracy (Obsolescência Programada)
Faz uma viagem através da história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida útil de um produto para incrementar o seu consumo.
33. Who Killed the Electric Car? (Quem Matou o Carro Elétrico?)
Retrata o desenvolvimento, a comercialização e a retirada do mercado de veículos elétricos, especialmente o General Motors EV1 dos anos 90. O filme aborda os papéis da indústria automotiva, da indústria petrolífera, do governo norte-americano, das baterias, dos veículos movidos a hidrogênio e dos consumidores na breve vida dos carros elétricos durante os anos 90.
34. The Corporation (A Corporação)
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma “pessoa”, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.
35. The True Cost (O Verdadeiro Custo)
Aborda de forma clara o impacto estarrecedor da indústria da moda em milhões de pessoas e ao nosso planeta,
36. Will Work For Free [Vão trabalhar de graça]
Um documentário de Sam Vallely sobre o desemprego tecnológico.
37. Criança, a alma do negócio [Children, the soul of business]
Reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.
Negócios Sociais e Empoderamento
38. Quem se Importa (Who Cares)
Sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas ideias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Ele vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente. O filme conta com grandes nomes internacionais do Empreendedorismo Social como Muhammad Yunus (Nobel Paz 2006), Bill Drayton, Mary Gordon, entre outros.
39. To Catch a Dollar [Para pegar um dólar]
Segue o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o professor Muhammad Yunus, como ele traz o seu programa único e revolucionário de micro finanças para os EUA. Testemunha o nascimento da Grameen América e as histórias interessantes das primeiras mulheres que fazem o empréstimo; dos desafios que enfrentam ao sucesso das suas ações, à medida que aprendem a subir de forma sustentável da pobreza por meio do crescimento dos seus próprios negócios.
40. Entre Mundos (Between Worlds)
Documentário internacional filmado no Brasil, México e Índia, que mostra o surgimento de um novo capitalismo que passa a integrar a busca pelo retorno financeiro com a redução da pobreza a partir de histórias inspiradoras de empreendedores e especialistas.
41. Real Value (Valor Real)
Sobre como empreendedores social estão usando negócios para criar um valor além do lucro.
42. Menstrual Man [Homem Menstruação]
Conta a história de Muruganantham, um homem simples de uma família pobre na Índia que revolucionou a saúde feminina em países de baixa renda ao inventar uma máquina que produz absorventes baratos. Ele revela a importância do empoderamento feminino para combater a pobreza e o poder de cada um em fazer a diferença.
43. The Revolutionary Optimistic (Os Otimistas Revolucionários)
Crianças salvando vidas nas favelas de Calcutá. Amlan Ganguly não resgata as crianças de favelas; ele as empodera para se tornarem agentes de transformação, combatendo a pobreza e transformando seus bairros com resultados significativos. Filmado ao longo de três anos, ele segue Amlan e três das crianças com quem trabalha em uma viagem íntima através da adolescência, como eles desafiam a ideia de que a marginalização está escrita em seus destinos.
44. Guerreiros Sem Armas (Weaponless Warriors)
O programa Guerreiros Sem Armas, que deu origem ao filme, é uma formação vivencial de jovens em liderança e empreendedorismo social e já recebeu cerca de 300 participantes de 20 países, que são treinados em tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo.
Consciência, Felicidade e Espiritualidade
45. Human (Humano)
O cineasta Yann Arthus-Bertrand passou três anos coletando histórias reais de mais de duas mil pessoas em 60 países. Estes relatos pessoais com suas emoções, suas lágrimas e sorrisos, suas batalhas e risadas unem a todos nós.
46. Happy (Feliz)
“O que faz você feliz?” Com essa pergunta, o diretor Roko Belic e o produtor executivo Tom Sahdyac deram a volta ao mundo em buscas de respostas para o que chamam de “a emoção mais elusiva da humanidade”. Extrair da sabedoria das culturas mais tradicionais e da ciência mais moderna é o objetivo, e inclui uma breve passagem pelo Brasil, além de Calcutá, os desertos da Namíbia, Okinawa e outros lugares.
47. I am (Eu sou)
Eu Sou é a história de um famoso diretor de Hollywood, Tom Shadyac, que sofreu um ferimento grave na cabeça, e sua jornada após o acidente para tentar responder duas perguntas simples: “O que há de errado com o nosso mundo?” e “O que podemos fazer a respeito?” Tom visita algumas das grandes mentes da atualidade, incluindo autores, poetas, professores, líderes religiosos e cientistas na procura pelo problema peculiar fundamental que causa todos os outros problemas, enquanto ao mesmo tempo reflete sobre suas próprias escolhas na vida quanto a excessos, ganância e às vezes cura.
48. Eu Maior (Higher Self)
Traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca da felicidade, por meio de entrevistas com expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas.
49. One – The Movie (Somos Todos Um)
Um grupo de pais de classe média decide se transformar em cineastas independentes. Eles pretendem conseguir isso com apenas uma câmera de vídeo, uma lista de 20 perguntas e um sonho. O seu objetivo é buscar o sentido da vida, e em sua busca eles conversam com autores e líderes espirituais.
50. What The Bleep Do We Know? (Quem somos nós?)
Mistura uma linha ficcional da história, em discussão no estilo de documentários, e Animação digital para apresentar um exame do universo e da vida humana dentro dele (essa análise segue conceitos religiosos dos idealizadores da obra), com conexões propostas pela Neurociência e a física quântica.
51. The Challenge of Rudolf Steiner (O Desafio de Rudolf Steiner)
Realizado por Jonathan Stedall, é uma obra premiada que apresenta a riqueza da cultura desenvolvida pela antroposofia, hoje praticada e inserida nas principais esferas de nossa sociedade abarcada por todas as culturas. Sua aplicação, sua prática e seus resultados falam por si só uma visão de mundo moderna, universal e futurista, que nos convida a rever ideias, sentimentos e atitudes, pautados na mais pura liberdade de escolha e na responsabilidade de seus atos frente sua historia individual, mas também o seu legado para a humanidade. A apresentação desta obra, será feita em duas partes, conforme documentário.
Equidade de Gênero
52. Girl Rising (“A ascensão da menina”)
Mostra a história de nove garotas de nove países – Camboja, Índia, Egito, Etiópia, Peru, Nepal, Afeganistão, Haiti e Serra Leoa. – Cada uma das historias é contada por escritores famosos e narrada por atrizes renomadas. A enorme pesquisa realizada para encontrar as meninas que protagonizam o filme foi realizada com a ajuda de diversas ONG que trabalham no movimento global de educação de meninas.
53. Persépolis
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de oito anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
54. India’s Daughter [Filha da Índia]
Dirigido pela britânica Leslee Udwin, conta o caso de Jyoti Singh, vítima de estupro coletivo em Nova Déli. A jovem, que teve seus intestinos puxados com uma ferramenta durante o estupro, se tornou símbolo de gigantescos protestos contra a desigualdade de gênero. Proibido na Índia, o filme levanta debates mundialmente relevantes.
55. Miss Representation (“Senhorita Representação”)
Reúne algumas das mulheres mais influentes dos Estados Unidos na política, notícias, entretenimento e nos dá um olhar para dentro da mídia. Senhorita que Representa analisa mulheres em posições de poder, desafiando a representação limitada e muitas vezes depreciativa das mulheres. Como uma das forças mais persuasivas e difundida em nossa cultura, a mídia influencia de maneira dramática o jeito de educar as meninas desde cedo, sugerindo que o valor principal da mulher reside em sua juventude, beleza e sexualidade, não na sua capacidade de liderar.
56. She is beautiful when she is angry [Ela é linda quando está furiosa]
Conta a história do movimento feminista moderno surgido a partir da década de 1960 nos Estados Unidos da América e traz relatos das ativistas que fundaram grupos de influência e militam desde aquela época.
57. The Mask You Live In (A Máscara na qual você vive)
Sobre a pressão da sociedade sobre aquilo que pode ou não ser considerado “masculino” e como isso pode afetar os nossos jovens. Em comparação com as meninas, pesquisas mostram que os homens dos EUA têm maior probabilidade de ser diagnosticado com um distúrbio de comportamento. Com depoimentos de especialistas, a pergunta que fica é “O que podemos fazer para mudar esses padrões?”
Alimentos, Indústria e Saúde
58. Food, Inc. (Alimentos S.A.)
“O tomate não é mais um tomate, é um conceito de tomate.” Essa é uma das muitas passagens do filme Food, Inc que tenta desconstruir a imagem que temos (ou que não temos) sobre os alimentos que consumimos. A cadeia de produção, as viagens que os alimentos fazem ao redor do mundo até chegar ao prato dos consumidores, as patentes de sementes, os alimentos transgênicos, o sistema alimentar industrial, as condições de trabalho nas fábricas e os mecanismos da indústria e de preços são alguns dos assuntos abordados no filme.
59. The Dark Side of Chocolate (O Lado Negro do Chocolate)
Busca atrás de respostas o leva até Mali, na África Ocidental, onde câmeras ocultas revelam o tráfico de crianças para as plantações de cacau da vizinha Costa do Marfim. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau, respondendo por cerca de 40% da produção mundial. Empresas como a Nestlé, Barry Callebaut e Mars assinaram em 2001 o Protocolo do Cacau, comprometendo-se a erradicar totalmente o trabalho infantil no setor até 2008. Será que o seu chocolate tem um gosto amargo? Acompanhe Miki até a África para expor “O Lado Negro do Chocolate”.
60. Food Matters (O alimento é importante)
Apresenta duro olhar sobre como os alimentos que ingerimos estão nos ajudando ou prejudicando e o que podemos fazer para viver (e comer) melhor.
61. Fed Up [Engordou]
Aborda a questão do consumo exagerado de açúcar e junkfood. A consequente epidemia da obesidade infantil, que vem se tornando um sério problema de saúde pública no Estados Unidos e no mundo.
62. Super Size Me (A Dieta do Palhaço)
O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald’s, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fastfood nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.
63. Muito Além do Peso [Way Beyond Weight]
Os pais acham que estão mantendo os filhos seguros ao se certificar que não há traficantes em volta da escola ou que a criança não conversa com estranhos. Acontece que há outro vilão, muitas vezes mascarado, que vem tomando as vidas das crianças bem de frente aos olhos dos pais. É a indústria alimentícia. Ela foca suas estratégias maléficas nas crianças porque, uma vez que as conquista, a pessoa adquiri maus hábitos para a vida toda e se torna refém dela. Esse tema absolutamente assustador é o assunto principal tratado no documentário Muito Além do Peso, da diretora Estela Renner (a mesma que denunciou a publicidade infantil no documentário Criança, a alma do negócio).
Alimentos, Agricultura, Orgânicos, Agrotóxicos e Transgênicos
64. The World According to Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto)
Criada em 1901, a gigante americana Monsanto, hoje líder mundial na produção de organismos geneticamente modificados, é conhecida pela toxidade de seus produtos. Tendo enfrentado processo atrás de processo ao longo de sua história, a empresa reinventou recentemente sua imagem como uma companhia preocupada com a implantação do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Por meio de documentos inéditos e testemunhos de cientistas, representantes governamentais e vítimas da companhia, o filme realiza uma ampla investigação sobre um dos maiores impérios industriais do mundo.
65. GMO Poison (Veneno Transgênico)
Oferece uma visão rica em informações sobre a situação com transgênicos. Ele apresenta entrevistas com pessoas como Jeffrey Smith, Ronnie Cummins, David Murphy e muito mais. O vídeo revela alguns dos problemas de saúde causados pelos transgênicos, incluindo infertilidade, envelhecimento precoce, danos aos órgãos, mau funcionamento imunológico e muito mais.
66. In Organic We Trust (Fé nos Orgânicos)
Um documentário de abrir os olhos sobre alimentos, que olha além dos orgânicos para soluções práticas para mim e para você. Mercados de agricultores locais, hortas escolares e fazendas urbanas estão revolucionando a nossa forma que comemos. A mudança está acontecendo do solo para cima.
67. Terra e Sustentabilidade (Earth and Sustainability)
Apresenta os benefícios de um dos sistemas agrícolas mais eficientes do ponto de vista da sustentabilidade e da produtividade no campo, o sistema de manejo agrícola Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que tem como objetivo integrar produção de alimentos, fibras, energia e madeira, realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação.
68. Life in Syntropy (Vida em Sintropia)
É o novo curta do Agenda Gotsch com imagens e entrevistas. Uma edição feita especialmente para ser apresentada em eventos na COP21 em Paris, com um compilado de experiências expressivas em Agricultura Sintrópica com Ernst Gotsch.
69. Vanishing of the Bees [Desaparecimento das Abelhas]
Conta sobre o desaparecimento das abelhas nos Estados Unidos no ano de 2007 em diante, e como esse fato está fortemente ligado às técnicas modernas da agricultura. É muito interessante ver não só como as abelhas são fundamentais para a produção de alimentos, como também o quanto elas são exploradas na cadeia produtiva convencional.
Alimentos e Consumo de Carne
70. Cowspiracy, The Sustainability Secret (Cowspiracy, O Segrego da Sustentabilidade)
O documentário procurou instituições ambientalistas famosas, procurou representantes do governo e de comissões ambientais e decidiu fazer a pergunta que poucos tiveram a coragem de responder. Qual é a atividade que mais devasta o planeta?
71. A Carne é Fraca (The Flesh is Weak)
Mostra aspectos da indústria da carne de aves e gado que normalmente não são divulgados. Além disso, também conta com depoimentos de técnicos ambientais, médicos, pediatras e jornalistas.
72. Earthlings (Terráqueos)
Mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos.
73. The Cove (A Enseada)
Vencedor do Oscar 2010 de documentários, o filme denuncia a matança de golfinhos na costa do Japão com imagens e dados que chocam. A maior parte é filmada na cidade de Taiji, onde a equipe enfrenta todos os tipos de perseguições e proibições para fazer imagens e coletar informações sobre o assunto. A estimativa é que 23 mil animais são mortos por ano no país. As autoridades japonesas sugerem que os golfinhos (que comem peixes) são responsáveis pelo declínio da pesca mundial e, portanto, a caça “é controle de pragas”.
74. Blackfish (Blackfish: Fúria Animal)
Mostra a realidade de animais selvagens que são criados em cativeiro e treinados para entretenimento do público. Conta da baleia orca Tilikum que mata três treinadores, pelo seu instinto da natureza.
Desperdício
75. Taste The Waste (O Sabor do Desperdício)
Mostra o volume de alimentos que a sociedade contemporânea lança ao lixo, mas revela uma recente mudança de mentalidade.
76. Trashed (Pra onde vai nosso lixo)
Serve como aula e alerta. Ele timidamente acusa governos de não se importarem com o destino do lixo e enfaticamente exorta o espectador a fazer sua parte, começando por evitar o uso de sacos plásticos e separar o material reciclável dentro de casa.
77. Lixo Extraordinário (Extraordinary Trash)
O trabalho de Vik Muniz, artista plástico brasileiro que vive nos EUA, chegou a Jardim Gramacho, um dos maiores aterros de lixo do mundo, no Rio de Janeiro. A ideia era conhecer a realidade em que viviam os catadores do lugar e mostrar como o elemento básico com o qual trabalham todos os dias – o lixo – pode se transformar em arte. O interessante do projeto é que a renda acumulada com a venda de obras produzidas no local foi revertida para a própria comunidade de catadores, o que mudou a vida de muita gente. O filme expõe os impactos sociais e ambientais dos desperdícios gerados diariamente em toda a sociedade.
Água
78. Flow: For Love of Water (Fluxo: Pelo Amor Pela Água)
Foi apresentado na ONU como parte do 60º Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. O filme mostra todos os problemas originados na sociedade a partir da perspectiva do consumo de água, elemento básico para a vida humana. O documentário deixa claro que o problema de abastecimento e a lógica desse mercado não são problemas distantes: estão acontecendo agora em todo o mundo. A pergunta que o filme não cala é: Quem é o dono da água? Quem tem poder sobre ela?
79. Blue Gold: World Water Wars (Ouro Azul – As Guerras Mundiais pela Água)
Sobre as atuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água mundialmente está sendo mal gerida, esgotada e poluída. A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Agua. As constantes lutas entre o povo e os altos poderes econômicos e governamentais. As Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta.
80. A Thirsty World (La soif du monde) [Um Mundo Sedento]
Do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, o documentário volta suas lentes para um dos grandes desafios da sobrevivência humana: a água. Em um cenário de aumento acentuado da demanda, o crescimento da população mundial e do crescente impacto de um clima instável, a água tornou-se o recurso natural mais precioso do planeta.
Natureza e Efeitos Climáticos
81. Home (Casa)
O documentário é inteiro filmado “de cima”. As impagáveis vistas aéreas dialogam com os mais variados assuntos relacionados ao “lar” onde vivemos: a evolução dos seres humanos na escala de tempo geológica, a industrialização, a agricultura, a descoberta do petróleo, as extrações de minerais, a troca de produtos entre países, os hábitos de consumo criados ao longo do tempo e os impactos que estamos vivendo com tudo isso. É um resumo da civilização humana que reúne informações como a de que, desde 1950, alteramos mais a terra do que em 200 mil anos da nossa história.
82. March Of The Penguins (A Marcha dos Pinguins)
Acompanha a história dos pinguins imperadores no inverno gelado da Antártica na busca por perpetuar a espécie. Conta ainda com cenas de uma beleza incrível. Ótimo para ver em família.
83. An Inconvenient Truth (Uma verdade Inconveniente)
Idealizado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. Embora alguns cientistas discordem sobre as reais causas do aquecimento global, o filme traz uma análise da atual situação do clima na Terra com números importantes e algumas constatações “inconvenientes”. Al Gore propõe um olhar mais preocupado ao que está acontecendo em relação às mudanças climáticas.
84. Evacuando a terra (Evacuate Earth)
A NASA localizou um asteroide gigantesco… e vem na nossa direção! Caso colida com o nosso planeta, o impacto será semelhante à energia de dez milhões de bombas atómicas, como a que caiu sobre Hiroshima. Toda a vida no planeta desapareceria no espaço de um ano. As boas notícias? A sua trajetória orbital dá-nos cerca de 20 anos para nos prepararmos. O que podemos fazer nesse espaço de tempo? Quem pode ser salvo? Ao contrário de muitas questões científicas especulatórias, esta é uma possibilidade verdadeiramente real e que a nossa espécie pode vir a enfrentar num futuro a curto ou médio prazo. Poderia haver uma série de razões pelas quais tivéssemos que deixar o planeta Terra, mas a NASA acredita que a mais provável seria a colisão de um grande asteroide.
Educação
85. La Educación Prohibida (A Educação Proibida)
Discute a educação normatizada e os valores que sustentam o sistema de ensino tradicional. Foi realizado por jovens alunos que passaram a questionar a maneira que as pessoas são preparadas para viver em um mundo “adulto”. Em uma pesquisa que cobre 8 países e com mais de 90 educadores entrevistados, é eficiente ao passar um imenso panorama da atual situação do ensino a qual tem conservado comportamentos de competição, rivalidade e a super valorização do lucro.
86. Schooling the World (Escolarizando o Mundo)
Examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a “escapar” para uma vida “melhor”. Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza — tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo “em desenvolvimento”. E questiona nossas definições de riqueza e pobreza – e de conhecimento e ignorância – quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.
87. O Começo da Vida (The Beginning of Life)
O filme traz, dentro de um contexto emocionante, a informação relevante de que os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais e decisivos para seu desenvolvimento saudável, tanto na infância, quanto em sua vida adulta. É uma produção Maria Farinha Filmes através de uma parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Alana e Fundação Bernard van Leer.
88. The Wave (A Onda)
Seria possível um regime como o nazista emergir hoje, em um país democrático? Para provar que sim, em 1967 nos EUA o jovem professor Ron Jones usou como cobaia seus alunos, depois que um deles em uma aula de historia questionou a responsabilidade e aceitação do povo alemão das ações do Hitler.
89. Paulo Freire Contemporâneo [Paulo Freire Contemporary]
Documentário que retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase cinquenta anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar o quanto as ideias de Paulo Freire sobre pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.
Religiões, Cultos e Gurus
90. Religulous [Relidículo]
Acompanha o comediante Bill Maher na sua viagem a locais de culto religioso em todo o mundo para entrevistar um vasto espectro de crentes em Deus e na Religião. Conhecido pela sua astuta capacidade analítica e pelo seu empenhamento em não ser agressivo para ninguém, Maher aplica a sua característica honestidade e espírito irreverente às questões da Fé, fazendo-nos entrar numa divertida e provocatória viagem espiritual.
91. Kumare, false prophet (Kumare, falso profeta)
O cineasta americano Vikram Gandhi fez um documentário que serve de ponto de partida para reflexões sobre a religião e a necessidade que a maioria das pessoas tem de acreditar em algo extraordinário, que esteja além dos limites da condição humana. Ghandhi se passou por sábio indiano que realizava o ritual da “luz azul” – inventado por ele.
92. Jonestown, the life and death of peoples temple [Jonestown, a vida e a morte das pessoas do templo]
Durante as décadas de 60 e 70, Jim Jones, um carismático líder, fundou uma seita que pregava a igualdade social e racial, tendo mobilizado milhares de pessoas nos Estados Unidos. Em 1997, uma revista publicou que Jones abusava sexual e fisicamente dos seus seguidores, inclusive os mantendo presos numa floresta tropical isolada da Guiana. Em 1978, ele comandou o maior suicídio em massa já conhecido, com quase 1000 mortos. Através de material inédito de arquivo e depoimentos de sobreviventes, o documentário aborda uma história até hoje repleta de mistério.
Outros Brasileiros em temas diversos (porque tem brasileiros acima)
93. Tarja Branca (Drops of Joy)
Por meio de reflexões de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes, explora o conceito de “espírito lúdico”, tão fundamental à natureza humana, e sobre como o ser humano contemporâneo se relaciona com ele.
94. Coratio
http://www.videocamp.com/pt/movies/coratio-30-anos-de-brasil-nunca-mais
Coratio: um documentário sobre o “Brasil Nunca Mais”, livro que revelou a tortura praticada durante a ditadura. E também sobre a violência atual.
95. O renascimento do Parto [The Renaissance of Birth]
A realidade médica e obstétrica mundial encontra-se em grave condição não por aspectos de infraestrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. De fato, o número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas é alto demais para o nível recomendado. Alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.
96. Xingu
Retrata um pedaço importantíssimo da nossa história e o encontro dos irmãos Villas-Boas com os índios, numa expedição desbravadora do Brasil. O filme é inspirado em fatos reais, mas vale para redescobrir parte da nossa história e cultura e conhecer mais um pouco desse Brasil tão esquecido. Lembrando que a classificação indicativa é 12 anos, então, talvez as crianças não se interessem muito pela narrativa.
97. Mataram Irma Dorothy [They killed sister Dorothy]
Mostra o desafio de se colocar em prática projetos de desenvolvimento sustentável na região da Amazônia. Como pano de fundo, é explorada a morte da missionária norte-americana Dorothy Mae Stang, que escolheu viver no Pará para ajudar a colocar em prática o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) na região. Criado em 1999, ele divide terras públicas ou desapropriadas em lotes destinados a comunidades e incentiva a produção autossustentável. Um dos objetivos é dar condições de trabalho e moradia às famílias, sem que, para isso, seja necessário o estímulo ao uso inconsequente da terra.
98. Estamira
Estamira Gomes de Sousa foi uma senhora que apresentava distúrbios mentais, vivia e trabalhava (à época da produção do filme) no aterro sanitário de Jardim Gramacho, local que recebe os resíduos produzidos na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se famosa pelo seu discurso filosófico, uma mistura de extrema lucidez e loucura, que abrangia temas como: a vida, Deus, o trabalho e reflexões existenciais acerca de si mesma e da sociedade dos homens. “Ela acreditava ter a missão de trazer os princípios éticos básicos para as pessoas que viviam fora do lixo onde ela viveu por 22 anos. Para ela, o verdadeiro lixo são os valores falidos em que vive a sociedade”, comentou Marcos Prado, diretor do filme.
99. Sou Feia Mas To Na Moda [I’m Ugly, but I’m fashion]
Documentário contando um pouco a História do FUNK, dando destaque para o chamado “Funk Sensual”. O filme conta o início do funk, inspirado no Miami Bass, gênero dos anos 1980, e passa pela transformação dos bailes violentos da década de 90 em bailes do prazer dos anos 2000.
100. Edifício Master [Master Building]
Registro do cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro, um prédio de 12 andares e 276 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas. No filme, 37 contam suas histórias de felicidade, tristeza, desilusão, esperança e amor.
Cultura e Política no Mundo
101. KONY 2012
Funciona como uma denúncia, tendo como objetivo principal, tornar conhecido o nome de Joseph Kony, para que autoridades americanas sintam-se pressionadas a tomar alguma atitude. Nos primeiros quatro dias, houve 52 milhões de visualizações. Fala sobre as relações atuais das pessoas com as redes sociais e o compartilhamento de conteúdo. Acusa a guerrilha Exército de Resistência do Senhor, no Sudão do Sul, de raptar sessenta mil crianças e jovens para atuar como soldados e escravos sexuais.
102. The Square [O Quadrado]
Retrata as revoltas do Egito contra o regime ditatorial, pelo ponto de vista dos próprios ativistas que foram às ruas para transformar o país.
103. Winter on Fire [Inverno em Chamas]
Sobre a agitação na Ucrânia durante 2013 e 2014, como manifestações estudantis de apoio à integração europeia cresceu em uma revolução violenta pedindo a renúncia do presidente Viktor F. Yanukovich.
104. Virunga
Conheça a história verídica indicada ao Oscar dos guardas que arriscam a vida para proteger o parque nacional mais precioso da África e seus gorilas em risco de extinção.
Ciência, Psicologia e Espiritualidade
105. Samsara
Explora as maravilhas de nosso mundo, desde o mundano ao divino, procurando adentrar à insondável espiritualidade e experiência humana. Diferente de um documentário tradicional ou um filme de viagem, Samsara assume a forma de uma meditação guiada não-verbal.
106. DMT – The Spirit Molecule (DMT – A Molécula do Espírito)
Investiga a dimetiltriptamina (DMT), um composto endógeno psicoativo, que existe em seres humanos, bem como em numerosas espécies de plantas e animais. Traça como o governo de Dr. Rick Strassman sancionou a pesquisa com DMT nos humanas e suas realizações inconcebíveis. Isso inclui um olhar mais profundo em intensas experiências psicodélicas do DMT e examina sua relevância científica, espiritual e cultural.
107. The Sacred Science [A Ciência Sagrada]
Captura uma visão sem precedentes sobre as práticas medicinais anciãs de cura dos homens da floresta Amazônica, ou xamãs, cujo conhecimento único das plantas indígenas e rituais está ameaçado pelo desmatamento, modernização e ecoturismo.
108. Kymatica (Cimática)
Produzido por Benjamin e Daniel Stewart, sintetiza teorias e defende que eventos no planeta são nossa consciência evoluindo. Avança mais em aspectos metafísicos e conecta antigos mitos e a história escondida com as modernas falsas crenças. Explicando a razão da humanidade permanecer em um constante estado de competição em vez de cooperação.
109. Parallel Universes (Universos Paralelos)
http://www.dailymotion.com/video/x17qmgf_parallel-universes-bbc-horizon_tech
Trata da mais nova teoria da física, que uniu a teoria das super cordas com a teoria da super gravidade, a chamada “Teoria M”, que tenta explicar o que veio antes do Big Bang. Os físicos chegaram a conclusão que, para o universo ser sustentável matematicamente, ele precisa necessariamente ter 11 dimensões. E que na verdade o big bang não foi a explosão de uma singularidade, mas sim o choque entre duas dimensões. Conclui que nosso universo é na verdade um Multiverso, com infinitos universos.
110. Neurons to Nirvana (Dos Neurônios ao Nirvana)
Sobre o renascimento das substâncias psicodélicas em contexto médico e psicoterapêutico. As substâncias psicodélicas podem ser ferramentas poderosas para nos mostrar quem somos, quem podemos ser e para curar o trauma de uma sociedade viciada na ganância e no consumo. O filme quebra o tabu relativo ao potencial terapêutico das substâncias psicodélicas, analisando e revelando o seu potencial efetivo na cura e alívio do sofrimento numa escala global. Através de entrevistas com os maiores investigadores mundiais sobre o tema (escritores, psicólogos e pioneiros em psicoterapia psicodélica).
111. Janela da Alma (Soul’s Window)
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.
Se tiver algum pra recomendar que não está aqui, por favor comente ou envie por email.
Comments